Nos dias 18 e 19 de abril se realizou mais uma reunião da Comissão Estadual de Jovens da FETAG. O reunião centrou suas ações no objetivo de organização e formação da Comissão assim como planejar ações para os eventos que serão realizados pela mesmo no ano de 2012, entre eles a III Marcha da Juventude que irá se realizar no dia 19 de julho de 2012.
Na manhã do primeiro dia os cerca de 25 jovens de 16 das 23 regionais sindicais foram instigados a uma reflexão sobre seus anseios com relação a Comissão de Jovens.
Para este trabalho foi realizado a metodologia de tarjetas onde todos responderam a uma
pergunta apresentada pelos coordenadores do evento “O que eu espero da CEJTTR?” após as respostas de todos, organizamos equipes de trabalhos para definir prioridades dentre os temas levantados. As prioridades levantadas nas equipes foram as seguintes:
• Participação e conscientização dos jovens para a permanência na área rural;
• Que a união da comissão estadual seja forte e suficiente para enfrentar asdificuldades nas regionais;
• Mais união entre os jovens para buscar políticas publicas a fim de manter o jovem no campo;
• Curso de formação a fim de aumentar seus conhecimentos “IFSIM”;
• União para lutar e manter as conquistas;
• Ser a base do novo sindicalismo;
Após a reflexão foram repassados alguns informes com relação ao Planejamento que está sendo realizado na Federação relatando as ações com relação a comissão de jovens.
O encontro seguiu a organização da Comissão com relação as ações que já vem sendo realizadas pela Federação em conjunto com os Coordenadores regionais de jovens e FETAG, ou seja 16 encontros regionais de jovens com objetivo de fortalecer e mobilizar a juventude do meio rural para o evento do dia 19 de julho “III MARCHA DA JUVENTUDE RURAL”. Abri-se o debate com avaliação dos 3 encontros regionais realizados até o momento onde foram apontadas avaliações positivas relatadas pelos coordenadores vindas dos participantes do evento. Também no intuito de organizar as agendas acertamos as datas dos demais encontros e os temas a serem debatidos pela FETAG nos dias dos encontros os quais devem ser elencado pela CEJTTR.
No intuito de formação e capacitação da CEJTTR realizamos a montagem de equipes de trabalhos para realização de atividades concomitantes ao evento. Esta já havia sido aplicada em reuniões anteriores e a pedido da CEJTTR, novamente foi posta em prática. As equipes foram divididas em: Animação; Cuidados; Memória; Avaliação.
Na tarde do dia 18 tivemos a presença do Senhor Paulo Leboutte, Assessor direto do senhor Gerson Barry Diretor Geral de Inclusão Digital da Secretaria de Comunicação do Estado (SECOM) que tratou do tema “Projetos e Conceitos sobre Inclusão Digital no Meio Rural”. Paulo nos trouxe as iniciativas do governo com relação aos principais passos com relação a Inclusão Digital:
• Ter infraestrutura adequada para o uso da internet;
• Ter acesso facilitado;
• Objetivar conteúdos voltados aos interesses de desenvolvimento rural;
• Funcionamento deve ser agilizado de forma que contemple as demandas dos jovens.
Mapa Infovia Rural RS
“Enlace Fibra” representa a primeira fase do Invovia RS e o “Link Rádio” representa o Infovia Rural RS (também primeira fase porque se forem disponibilizados os recursos necessários, pretendemos seguir ampliando/potencializando a abrangência do Infovia RS).
A tarde seguiu com a fala da diretora responsável pelas áreas de Mulheres, Saúde e Educação da FETAG, senhora Inque Schneider que nos apresentou questões sobre Educação no Campo trazendo relatos sobre o PRONACAMPO e também Casas Familiares Rurais.
Na fala da senhora Inque alguns pontos que chamaram atenção da CEJTTR:
Escolas no campo devem ser valorizadas, temos como tarefa principal conscientizar os pais e filhos de agricultores pela importância da permanência do jovem no campo. As diversas iniciativas de educação do campo no RS devem ser olhadas com muito carinho pelos STRs como investimento, portanto devem ser visitadas e incentivadas a desenvolver projetos para agricultura desde pequeno. “É desde pequeno que se aprende a gostar da agricultura”.
As falas elencadas acima vêm de encontro as propostas vindas dos encontros regionais de jovens, sendo assim se faz necessário um maior debate sobre o tema para que possamos construir uma proposta coesa e com fundamentos a serem reivindicados na III MARCHA DA JUVENTUDE RURAL.
Buscando atentar aos objetivos do evento no intuito de capacita-los para o enfretamento junto aos STRs e Regionais Sindicais, no final da tarde a CEJTTR trabalhou formação coordenada pelo assessor de Formação da FETAG, Giovani Zortea. O tema da formação foi “Como conduzir uma reunião” Giovani fez uma breve apresentação sobre o tema através de material visual “tarjetas” e propôs ao grupo um trabalho de Equipe, conduzindo os mesmos de como se deve planejar e conduzir uma reunião.
Nas reuniões tanto da CEJTTR como nos encontros regionais três eixos são fundamentais para construção de uma juventude forte e ativa: Informação; Formação e entretenimento, com vista a este último quesito, ao termino do dia de trabalho fomentado através de palestras, trabalhos de equipes e formação os jovens organizaram uma atividade esportiva próxima a sede da Federação.
A noite foi regada ao som de violão com artistas da Regional Alto Jacuí e Regional Passo Fundo. Além da descontração musical a noite foi de muito trabalho da CEJTTR que fizeram uma avaliação das ações realizadas durante o dia e também encaminhamentos para o próximo dia de trabalho das Equipes. Todos as Equipes tinham como atividade a elaboração de um instrumento relatando as atividades propostas por cada Equipe durante os dois dias de evento a fim de apresentar este relatório no final do segundo dia.
A manhã do segundo dia iniciou com uma dinâmica com objetivo de descontrair e trazer animação aos Jovens.
Como de costume nas reuniões da CEJTTR, a programação segui com apresentação e relatos de integrantes da Comissão com relação a sua propriedade e evento que tenham participado enquanto CEJTTR. Neste momento participou Claudio Santin relatando sua experiência sobre o evento Encontro da COPROFAN, realizado na Argentina. Também foi apresentado a propriedade da Jovem Coordenadora de jovens da Regional Litoral “Diana”, que falou um pouco de sua comunidade e sua atividade na propriedade onde trabalha com a produção de bananas e maracujás, produtos estes comercializados na capital do Estado.
A CEJTTR é uma das comissões mais participativas com relação a eventos ou atividades dentro da Federação, sua capacidade de mobilização e articulação se sobrepõe nas temáticas que dizem interesse ao público jovem. Partindo deste pressuposto, os jovens foram instigados a planejar as ações delineadas a CEJTTR para o ano de 2012 entre as atividades propostas estão: A construção de materiais de divulgação da CEJTTR, Revista Didática; Um vídeo institucional dentro de um DVD com relatos, participação dos jovens, políticas públicas, entre outros;
Juntamente a este planejamento dois eventos os quais devem demandar um maior empenho de todos a III Marcha da Juventude Rural a se realizar em Porto Alegre no dia 19 de julho deste ano e também a Plenária Estadual da Juventude que está se encaminhando para o mês de agosto no segundo Semestre.
No ultimo dia anterior aos encaminhamentos, as equipes de trabalhos fizeram a apresentação das atividades realizadas durante os dois dias de evento:
Animação:Trabalhos de organização das atividades extras ao evento exemplo, Jogos na tardinha do primeiro dia, dinâmicas nos intervalos dos lanches, musicas e entretenimento das pessoas.
Cuidados: No dia 18 e19 de abril de 2012, no encontro do CEJTTR que ocorreu no IFSIM
ficamos responsáveis pela equipe cuidados (organização), composta pelos seguintes
jovem presentes no encontro: Cláudio Santim, Roberto da Silva, Rafael Stella, Daniel Spingler e Miguel Vogt.
Memória:Sistematização através de relatos e fotos do evento assim como preparação de
apresentação cômica na manhã do segundo dia. A equipe da memória ficou responsável
por elaborar e enviar a todos os integrantes da CEJTTR o relatório final do evento.
Avaliação:A equipe de Avaliação elaborou perguntas para serem respondidas pelas equipes
de trabalhos, após esta etapa a equipe reuniu e sistematizou a avaliação:
O que avaliamos? Que os assuntos abordados são de interesse da comissão visando aumentar o conhecimento e preparar a comissão para debater os mais variados assuntos que instigam a nossa realidade. A linguagem mais acessível e menos técnica facilita a interpretação já que temos uma constante renovação dentro da CEJTTR com a chegada de pessoas novas.
O sentimento de pertencimento motiva a participação. A abertura de espaço oportuniza que todos falem e contribuam com o que está sendo proposto interagindo e assumindo a responsabilidade de fazer valer a força da Juventude Rural. Os grupos de apoio atendem a demanda no momento em que estão engajados no trabalho, surgem grandes ideias e grandes lideres e é mais um espaço de discussão.
ENCAMINHAMENTOS:
MARCHA:
Visitas aos Deputados;
- Entrega de convites aos deputados, 18 de julho. Visitas anteriores, junho na próxima reunião comissão dia 21 e 22.
- Mandar convite via email, ok.
Número de Participantes para marcha, quando fechar; Próxima reunião (CEJTTR)
CURSO IFSIM:
Jovens que não realizaram o curso de formação da FETAG:
Diana; Miguel; Juliana; Charles; Josevane; Moacir; Vanessa; Fabrício; Daniel.
Como articular estes jovens para fazer o curso? Se colocarem a disposição da Regional;
RELATOS PROPRIEDADES:
Josiane; Rudi;
TEMÁTICAS PRÓXIMA REUNIÃO:
- Continuidade do trabalho de Formação;
- Primeira manhã fechamento da Pauta Marcha;
BLOG:
- Pensar a proposta de uma oficina para construção e gestão de um BLOG para os STRs que tiverem membros na CEJTTR, uma forma de colaboração e contrapartida do Jovem para com seu STR.
O fechamento do encontro ficou por conta da continuidade da mística inicial, onde os jovens estão comprometidos com uma pergunta que deverá ser trazida por cada um na próxima reunião “O que eu me proponho a fazer enquanto CEJTTR”. Tema deCasa...