quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Juventude Rural novamente nas tela do Canal Futura

Jornal Futura faz um retrato dos desafios enfrentados pelos jovens para permanecerem no campo com qualidade de vida, educação e trabalho

De 8 a 13 de agosto, semana em que se comemora o Dia Internacional da Juventude (12 de agosto), o Canal Futura exibe uma série especial de reportagens sobre os jovens rurais. São cinco matérias jornalísticas que investigam quais são os desafios de quem nasceu e quer continuar a viver no campo. Educação, associativismo, comercialização da produção agrícola, além da cultura e do turismo rural, são os temas explorados nos episódios que vão ao ar no Jornal Futura, de segunda a sexta-feira, às 17h.

Já no Rio Grande do Sul, a equipe esteve na Rota Caminhos da Agricultura de Marcelino Ramos, onde o turismo é uma alternativa de renda importante para a permanência do jovem no campo; em Ulha Negra, onde conheceu a Juventude Campesina, que criou uma Rádio Comunitária; e em Candelária, onde foi até o Projeto de Inclusão Digital no Meio Rural e Cinema no Campo.

Estreia revela o papel das mulheres

A estreia, no dia 8, é com o episódio “O papel das mulheres na organização de jovens”, em Cametá (PA) e em Ouro Verde (MG). Na terça-feira, dia 9, o assunto são os desafios e os modelos de produção agrícola, matéria gravada em Domingos Martins (ES) e Divino (MG). Já na quarta-feira, dia 10, o público poderá saber mais sobre as alternativas de permanência no campo trazidas pelo turismo rural na Rota da Agricultura Familiar em Marcelino Ramos (RS).

No dia 11 de agosto, quando o Jornal Futura faz uma edição especial de 50 minutos em homenagem ao Dia do Estudante, o foco da série é a educação. Em reportagem realizada em Abaetetuba (PA) e na cidade de Goiás (GO), a discussão é sobre pedagogia da alternância e os riscos de fechamento das escolas. Encerrando o especial, na sexta-feira, dia 12, é exibida matéria sobre as iniciativas culturais realizadas por jovens de Hulha Negra (RS) e de Candelária (RS).

Ordem de exibição dos episódios:

Segunda-feira, dia 8/8 - O papel das mulheres na organização de jovens.

Reportagem feita em Cametá (PA) e Ouro Verde (MG)

Terça-feira, dia 9/8- Os desafios e os modelos comercialização da produção agrícola.

Reportagem feita em Domingos Martins (ES) e Divino (MG)

10/8 – A alternativa de permanência do Jovem no campo com o turismo rural na Rota da Agricultura Familiar em Marcelino Ramos (RS)

11/8 – A importância da educação voltada para a juventude rural com a pedagogia da alternância e os riscos de fechamento das escolas.

Reportagem feita em Abaetetuba (PA) e cidade de Goiás (GO).

12/8 – As inciativas de cultura para a juventude rural com exibição de filmes e criação de uma rádio comunitária

Reportagem feita em Hulha Negra (RS) e Candelária (RS)

Assistam e divulgem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário