quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

II Conferência Nacional de Juventude

Destaque a expressiva participação da juventude rural Contaguiana, nesta Conferência, que se manifestou desde o número de delegados, até as intervenções políticas e aprovação de propostas. Inquestionavelmente, esta força resulta do compromisso da juventude do MSTTR com a realização das etapas municipais, livres, estaduais, regionais, e especialmente as territoriais, atuando intensamente nos processos de mobilização e debate político.

Um dos maiores Grupos de Trabalho (GT), durante a II Conferência, foi o GT Campo. Os/as jovens inscritos tiveram que ocupar um dos corredores do Pavilhão do Parque da Cidade, pois, não cabiam na sala que tinha sido reservada. Saiu deste grupo, 2 (duas) propostas que foram aprovadas pela Plenária Final (ver anexo), referentes aos temas do Trabalho e Renda e da Educação do Campo.

Além de sua expressiva intervenção no GT Campo, a juventude rural da CONTAG também teve ação destacada nos demais GTs. Por este caminho, percebeu-se que as demais propostas aprovadas, também incorporaram as demandas da juventude rural, a exemplo dos temas da interiorização do ensino básico e superior, da ampliação do ensino técnico para o campo e das políticas de inclusão digital para a juventude rural

A Plenária final demonstrou a força e compromisso da juventude do sistema CONTAG neste processo. Com suas bandeiras empunhadas e pronunciando palavras de ordem, estes/as jovens manifestaram seu grito por um Brasil Sustentável e Solidário. Nesta Plenária foram aprovadas as 26 propostas, bem como a Carta “Para Desenvolver o Brasil” que reuniu as propostas estruturantes, que foram reafirmadas pelas diferentes etapas da Conferência.

Queremos ainda destacar a ampliação das parcerias e alianças estabelecidas entre a juventude rural da CONTAG, junto aos movimentos do campo, de comunidades e povos tradicionais, ambientalista e sindical, para fazer avançar as propostas e concepções que estão alinhadas com o PADRSS.

Por fim, reforçamos o nosso agradecimento pelo investimento feito pelas Coordenações e Comissões Estaduais e Municipais de Jovens e por cada liderança jovem que atuou de forma comprometida, representando com vigor o MSTTR, nas diferentes etapas da Conferência, principalmente no âmbito das territoriais. A vitória foi grande, mas precisamos estar ainda mais engajados para que elas se concretizem, e transformem o cotidiano da juventude do campo, que sofre com o contexto do êxodo rural e do restrito acesso as políticas públicas. Sigamos em favor da conquista de direitos, para desenvolver o Brasil.

 Durante o evento a organização elaborou um charge sobre a participação da juventude Rural.

Um comentário:

  1. olá, juventude do Rio grande do Sul, para desejar um bom final de semana,um grande abraço!!sttr de igarapé-açu PARÁ

    ResponderExcluir