terça-feira, 2 de outubro de 2012

Respostas do governo à juventude se transformam em debate


A coordenadora de jovens da Fetag, Josiane Einloft, avaliou como importante o debate realizado na última sexta, 28, entre o assessor especial do gabinete do governador Tarso Genro, Milton Viário, a Comissão de Jovens Trabalhadores Rurais e os participantes da Plenária Estadual em preparação ao Congresso da Contag, que acontecerá em março de 2013. Na verdade, Viário trouxe as respostas da pauta da III Marcha da Juventude Rural, que ocorreu no dia 19 de julho. No entanto, Josiane disse que alguns pontos estruturantes o governo não conseguiu dar uma resposta imediata. “O que valeu é que conseguimos expressar o que queremos com a proposta da juventude rural da Fetag”, observa.

Ela cita como exemplo o Bolsa Jovem Rural. Embora esse programa tenha sido lançado em julho no Plano Safra Estadual, a Fetag conseguiu dizer qual é o formato que o programa deve ter para que de fato o jovem permaneça no meio rural. Outro ponto que não havia entendimento, continua, é a proposta de subsídio para o jovem. “A nossa reivindicação é de que o jovem agricultor, com idades entre 16 a 32 anos, receba no final do ano, mediante a apresentação de seu talão, 10% do que foi comercializado para poder reinvestir na propriedade. E isso foi aceito para discussão. A aposentadoria e a habitação hoje são realidades”, compara. 

Josiane revela que a Comissão passou quatro horas em reunião com Viário discutindo a pauta e foi um momento importante para a juventude. Para ela, o grupo que participou da plenária era qualificado e focado na questão da permanência na propriedade, bem como na importância da profissão.
Viário disse que as respostas do governo do Estado à pauta da juventude representam o reconhecimento à Federação, por sinal uma das mais importantes no Rio Grande do Sul, e neste contexto o significado da mobilização que os jovens fizeram nesta Marcha. Ele assegurou que o governo reconhece a contribuição ao reivindicar através da elaboração de uma pauta, apresentando ao governo sugestões no desenvolvimento dos programas, nas atividades e nas funções públicas. “Nós captamos essa parceria e estamos dizendo aqui que a resposta dada provavelmente é inferior às necessidades, mas podem ter certeza que é superior aquilo que se tinha antes. Fizemos um esforço para trazer aos jovens da Fetag algumas respostas, como o Bolsa Jovem e iniciativas na área de saúde, especialmente à prevenção”, pondera. 

O assessor adiantou que o governador, internamente, demandou, tanto em sua assessoria como junto às secretarias, que comecem a pensar em um programa específico dentro do Plano Safra 2013/2014. Além disso, pediu que o documento com as respostas à Marcha seja entregue de forma oficial, com sua presença, em um evento organizado pela juventude. Josiane afirma que a Comissão da Fetag vai prosseguir as discussões com as secretarias, através de audiências específicas com grupos menores de representantes das 23 regionais da Federação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário