Conquistas

Organização Interna
Consolidação e organização das comissões municipais, regionais e nacional de jovens.

Cota de 20% de jovens nas instâncias de direção (STR, FETAG e CONTAG).

Programas e Projetos:
Arca das Letras
É executado pelo MDA em parceria com entidades e com movimentos sociais e sindicais. Instalada na casa de um morador ou na sede de uma associação rural, cada biblioteca tem cerca da 200 livros.

1º Crédito para a Juventude Rural
Programa Estadual que visa possibilitar investimentos na propriedade, formação e capacitação técnica , e também aquisição de terras.Foi criado a partir do 2º Congresso Estadual de jovens Rurais – Santa Cruz do Sul – 2001 e concretizou-se com a aprovação da Lei Estadual do 1º Credito para a juventude Rural –na Assembléia Legislativa ( 2003).

Programa Nacional de Crédito Fundiário - Nossa Primeira Terra
Linha do Credito Fundiário especifica para jovens rurais.

PRONAF Jovem
Iniciado em 2004, é a linha de credito voltada para jovens de 16 a29 anos. Os objetivos são o financiamento dos projetos agropecuários da juventude rural, a sua permanência no campo, estimular as ações que gerem emprego e renda e o desenvolvimento de novas atividades nas propriedades.

Habitação Rural
A juventude foi a uma das principais protagonistas do debate sobre habitação rural e hoje vem colhendo os resultados através dos programas da Cooperativa Habitaçional de Agricultura Familiar - COOHAF.

Consorcio Social da Juventude Rural
É uma ação do Programa Primeiro Emprego e tem por objetivo a qualificação profissional de jovens com idades de 18 a 29 anos e de baixa renda . Tem duração de 400 horas de formação , sendo metade do curso na área de cidadania e outra metade em oficinas profissionalizantes.Cada jovem tem direito a uma bolsa - auxilio durante os quatro meses de aula , alem de receberem todo o material necessário para as aulas.Aulas no regime de alternância.

E sempre na Luta pela Susseção Rural no Estado do Rio Grande do Sul.