Realidade Jovem

        Família Padoim 

    A família vive no interior de santo Ângelo na comunidade de Rincão dos Mendes, é constituída pelo agricultor Edmir Padoim, e a agricultora  Edinara  , e pelos filhos Alisson, Anderson que moram na propriedade e o filho Alessandro que trabalha na cidade, a família é associada desde do dia primeiro de março de 1990, no Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras  Rurais, onde é utiliza os serviços do sindicato para ter acesso as linhas de crédito tipo Pronaf e o crédito fundiário entre outros,  são descendentes  da origem  italiana , onde a propriedade visa sua sustentabilidade . família conta como 60 hectares de terra , destas são 16 hectares são áreas próprias e 44 hectares de áreas arrendada ,onde é produzindo 42 hectares de soja , 3 hectares de pastagem para vacas de leite , 3 hectares de milho para silagem  , 1 hectare de infraestrutura , 3 hectares é de potreiro, 8 hectares de mato, dentro da propriedade é cultivado varias culturas tipo soja, milho, trigo, aveia, e outros também esta no programa  do PAA, como  entrega bolacha , tem uma pomar com varias frutas do tipo bergamota , caqueiro, ameixeira  e pessegueiro e outros, tem uma horta que é produzido todas as hortaliças  possíveis para a mesa da família, além de serem cultivadas mandioca, melancia e melão . 

A questão do meio ambiente é levado em conta na hora da produção,  tendo a sua preservação adequada com a propriedade. 
    Em relação de aos maquinários e equipamento da propriedade ,ainda necessita de uma caminhão para transporte dos produtos , os demais equipamentos a família possui o necessário para os  trabalhos desenvolvidos dentro da propriedade. 
família   tem um jovem que pretende continuar na propriedade. O  jovem é  apoiado nas melhorias  das atividade, e sempre pensando em ampliar a áreas de terra par cultivar e nas melhorias de infraestrutura . 
No momento a família esta muito contente e conta em realizar seus  sonho e ideais.
_________________________________________________________



  Familia Christofare                                                                                                
    Um relato de uma família no interior do município de Santo Ângelo na comunidade de Ilha grande onde a propriedade é diversificada e gera lucro. A família constituída pelo agricultor Luiz Carlos Christofare a esposa Liria Maria Fonseca Christofare  e o filho do casal  Luiz Fernando Fonseca Christofare e a companheira  do Luiz a Janaina  Glausia Haetinger, onde produz alimentos em 9 hectares de terra  próprias e 6 hectares arrendadas  onde é produzido Soja, Milho, Moranga ,Mogango , Melão , Moranguinho , Melancia , Milho verde , Abobora , Pêra , Pêssego , Figo , Ameixa , Beterraba , Cebola , Tomate , Pepino , Mandioca , Alface , Couve , Caqui , Leite, alguns desses produtos são processados em compotas e conservas, e tem a propriedade se destaca na fabricação de bolacha para comercialização local e em programas de governo como o PAA e merenda escolar .

    O hoje a propriedade é pequena, mas com um grande sonho de aumentar a produção  e como o Luiz tem interesse de permanecer na propriedade produzindo alimento. A família consegue ter acesso a linha  de crédito do Pronaf  e como essas facilidades a propriedade esta se desenvolvendo, melhorando e ampliando a infra-estrutura de produção da propriedade.
     Liria deixa  uma observação  para os agricultores, que deve ser feita a diversificação,  pois  se um produto não alcançar as expectativas  o outro complementa. Imagine  se a propriedade dependesse   apenas de uma cultura como soja ou milho, que não tivesse outra alternativa, em safras frustradas a propriedade poderia se desestabilizar, e isso tem influencia direta na permanência dos jovens no campo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário