quinta-feira, 31 de maio de 2012

Encontro de Jovens Dirigentes Regional Medio e Alto Uruguai

Nos dias 24 e 25 de maio se realizou mais um encontro de jovens dirigentes organizado pela FETAG em parcerias com Comissão Estadual de Jovens e Regionais Sindicais com apoio do SENAR.
O evento ocorreu no município de Frederico Westphalen Regional Médio Alto Uruguai e contou com a presença de cerca de 30 jovens, entre eles dirigentes sindicais, associados ao Sindicato e também alunos da Casa Familiar Rural do município.
O objetivo do encontro e sensibilizar, mobilizar e organizar a juventude trabalhadora rural para III MARCHA DA JUVENTUDE RURAL, evento este que irá se realizar no dia 19 de julho em Porto Alegre.
No intuito de alcançar os objetivos propostos, os dois dias de evento forma norteados por misticas, dinâmicas de equipe, palestras, visitas à entidades (Sindicato e Casa Familiar Rural), trabalhos de equipes com apresentação de resultados, planejamento operativo participativo, construção de propostas de reivindicação para MARCHA.
Todas as atividades contaram com a participação do público e foram coordenadas por representantes da FETAG, assessoria regional e coordenação de jovens da regional sindical.
Com a intensidade das atividades dos dois dias, algumas atividades devem constar no relatório, pois as mesmas se encaminham como ações que deverão ser encaminhadas por jovens da região que se comprometeram em auxiliar em atividades para com sua comunidade e também a III MARCHA DA JUVENTUDE RURAL.

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES PARA III MARCHA DA JUVENTUDE RURAL:
-              Inclusão digital aos agricultores do meio rural;
-              Estruturação e ampliação das Casas Familiares Rurais;
-              Políticas Públicas de incentivos e apoio financeiro aos jovens do meio rural;
-              Subsidio do governo nos custos de produção dos jovens agricultores familiares;
-              Subsidio ao jovem agricultor que comprovar seu trabalho na lavoura;

No segundo dia foi o momento de juntar a teoria a prática onde os jovens participantes do encontro, visitaram Casa Familiar Rural e também a entidade que hoje representa e luta pela categoria do trabalhador e trabalhadora rural; Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, neste momento os jovens tiveram a oportunidade de visualizar as possibilidades ofertadas pela entidade e se conscientizar que é possível sim nos dias de hoje ter a agricultura como um local para se viver gerar renda e construir um novo horizonte, meio de vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário