sábado, 20 de outubro de 2012

Rio Grande do Sul Participa da 2ª Plenária Nacional da Juventude Rural da CONTAG


Com uma grande plenária de socialização das propostas identificadas nos trabalhos de grupo, realizados nos dias 15 e 16 de outubro, terminou no dia 17 a 2ª Plenária Nacional da Juventude Rural da Contag, em Luziânia, Goiás.

O encontro reuniu cerca de 600 jovens de todo o país para debater, num mesmo espaço, proposições e definir estratégias coletivas protagonizadas pelos jovens do campo.Conforme Josiane Einloft, coordenadora estadual da Juventude Rural da Fetag, nos trabalhos em grupo foram debatidos os temas e conteúdos que integram o documento-base do 11º Congresso Nacional do Trabalhadores Rurais da Contag. Josiane conta que o Rio Grande do Sul foi representado por uma delegação de 20 jovens, todos coordenadores regionais de jovens e José Teixeira, assessor da juventude da Fetag.

Falando em nome de toda a direção da CONTAG, inclusive dos que estavam em outras atividades, o presidente Alberto Broch reconheceu o trabalho de preparação do encontro e a atuação e profundidade dos jovens nos debates. “Vocês deram uma verdadeira lição, que servirá para fóruns futuros. A CONTAG está completando 50 anos de existência e vocês fazem parte dessa história. Que vocês saiam daqui estimulados a exercer a militância no sindicalismo rural nos próximos 50 anos”.

Josiane, destacou na apresentação dos trabalhos de grupos o carácter propositivo e afirmativo dentro do movimento sindical com jovens na agricultura familiar produzindo alimentos e garantindo segurança alimentar, além de uma educação inclusiva, trazendo o Programa Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário como um projeto de desenvolvimento rural sustentável para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário