segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Jovens ensinam crianças a cultivar uma horta na Regional de Alto Jacuí!!!!

A Comissão de Jovens trabalhadores rurais do município de Quinze de Novembro da Regional Sindical de Alto Jacuí, vem desde o inicio do mês de agosto de 2013, com um projeto inovador, um programa para auxiliar as crianças a terem gosto pela terra, o projeto se chama “Crianças Brincando de Horta”.
A ideia surgiu de três garotas que participam da comissão de Jovens do STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) de Quinze de Novembro, desde seu inicio no ano de 2010, hoje conta com o apoio do STR, Emater, Prefeitura Municipal, e com os demais jovens que participam da comissão. O projeto está em pleno andamento, pois as hortas já foram iniciadas em duas das três escolas rurais que o município ainda mantem.
O interesse das crianças é cada vez maior, pode-se ver no rosto delas a felicidade e a alegria que elas sentem em plantar o que mais tarde poderão colher, e na hora do lanche da escola poder comer aquilo que plantaram e cuidaram com muito gosto. Além das crianças, o interesse das professoras é cada vez maior, pois há incentivo em ver a evolução da horta. O apoio dos pais também é de suma importância, pois eles trazem para a escola o adubo e húmus para as verduras crescerem mais saudáveis e bonitas.
Estamos esperando que mais empresas colaboram com o nosso projeto, pois precisamos de mudas, sementes, material para fazer estufas (sombrite, madeira, pregos, martelos), pás, enxadas, ancinhos, regadores, mangueiras e demais materiais que são necessários.
 Figura 1: Técnico da Emater Lacide Lui explicando como se da o funcionamento da horta.

 Figura 2: Aprendendo a plantar.( E. M. E. F. Marechal Deodoro da Fonseca de Picada Café)

Figura 3: As crianças fazendo a limpeza dos canteiros.( E. M. E. F. Santa Clara de Santa Clara)

Um comentário:

  1. Parabéns, juventude de xv, é com exemplos assim que as crianças passam a gostar da terra.... Ezequiel Fioreze - Colorado, RS

    ResponderExcluir